Hush-Hush

Parque Natural da Madeira

Parque Natural da Madeira

Composto por áreas protegidas, o PNM ocupa cerca de 67% da superfície da Ilha da Madeira e tem como objectivo a preservação do património natural.

As áreas protegidas são:

- Parque Natural: ocupa 67% do território da Ilha com especial foco para o Maciço Central (Pico do Areeiro, Pico Ruivo e Pico do Cidrão), a floresta Laurissilva e a Ponta de S. Lourenço.
O Parque inclui uma fauna rica, de onde se destacam nas aves o pombo-trocaz, o tentilhão, o bis-bis e a freira-da-madeira, estando esta última em perigo de extinção. Ao nível da flora, temos a floresta Laurissilva, a única em Portugal a ser considerada Património Mundial Natural da UNESCO, onde se incluem árvores de grande porte, nomeadamente o vinhático, o loureiro, o til, e arbustos como a urze, a uveira, o feto e o musgo. Nas plantas temos o massaroco, conhecido como "Pride of Madeira", goivo-da-rocha e o funcho-marinho.
O Parque Natural engloba ainda um vasto património cultural que contribuiu para a humanização da paisagem, de onde se destacam as casas tradicionais, os palheiros, os moinhos de água, as famosas levadas, entre outros. A melhor forma de visitar o Parque é a pé, sendo que o mesmo é aberto ao público.

- Reserva Natural das Ilhas Desertas: composta pela Deserta Grande, o Bugio e o Ilhéu Chão, sendo estas ilhas visíveis desde a Madeira quando o tempo está claro.
É o ponto de protecção da colónia de lobos marinhos e de aves marinhas, de que são exemplo a freira do bugio e a alma negra, sendo esta a maior colónia do Atlântico e possivelmente do mundo. Estão ainda presentes espécies de lagartixas, aranhas e tarântulas.
O acesso às ilhas requer uma credencial ou em alternativa uma visita feita através das embarcações marítimo-turísticas que fazem a travessia entre Ilhas.
Existe um plantão de vigilantes da natureza durante todo o ano que também tem a função de receber e guiar os visitantes.

- Reserva Natural das Ilhas Selvagens: composta pela Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora, estas ilhas não são visíveis desde a Ilha da Madeira.
Por estarem geograficamente distantes, as Ilhas Selvagens apresentam habitats de interesse comunitário, entre eles bancos de areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda, enseadas e baías pouco profundas e falésias com flora endémica da costa da Macaronésia. Estas ilhas representam um santuário para a nidificação de aves marinhas, entre elas a cagarra, o calcamar e o pintainho.
O acesso às ilhas requer uma credencial, sendo o controlo das mesmas efectuado pelo plantão de vigilantes da natureza que permanece no local durante todo o ano.

- Reserva Natural do Garajau: foi criada em 1986 e foi a primeira Reserva Marinha de Portugal. Aqui as águas são límpidas, permitindo a observação a mais de 20 metros de profundidade, e repletas de biodiversidade, de onde se destacam belos exemplares de mero, bodião e raia, o que proporciona as condições ideais para a prática de mergulho amador.

- Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio: fica localizada em Santana. É possível encontrar plantas características das falésias litorais da Macaronésia, grutas marinhas submersas e semi-submersas, é também um local privilegiado para a nidificação de aves marinha, entre elas a cagarra, alma-negra e o garajau comum. No mar poderão ser avistados golfinhos, lobos marinhos e tartarugas.
O acesso faz-se por uma vereda escarpada na rocha ou através do teleférico existente.

- Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo: foi criada em 2008 e é composta pelos seis ilhéus circundantes, nomeadamente o Ilhéu das Cenouras, o de Baixo ou da Cal, o de Cima ou dos Dragoeiros ou Farol, o de Fora ou Rocha do Nordeste, o da Fonte ou Fonte da Areia, o de Ferro e a parte marinha circundante ao Ilhéu da Cal e ao Ilhéu de Cima, incluindo a zona onde se encontra afundado o navio O Madeirense.
Estas áreas são locais preferenciais para a nidificação da cagarra, da alma-negra, do roque-de-castro, pintainho, garajau comum e gaivota de patas amarelas.

Para mais informações clique AQUI


Morada: Caminho do Meio – Quinta do Bom Sucesso, 9050-251 Funchal
Telefone: (351) 291 214 360
Fax: (351) 291 214 379
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Facebook: Serviço do Parque Natural da Madeira

Sobre Nós

O Acontece Madeira é um portal dedicado à divulgação de eventos, publicidade e comunicação na Região da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Acontece Madeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos que não nos sejam previamente comunicados.

Visite-nos

Azinhaga do Pilar 11B
9000-690 Funchal

Telefone: 291764506
Móvel: 969458999
Questões?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gostas da nossa energia?
Deixa aqui um café!