Hush-Hush

Parque Ecológico do Funchal

Parque Ecológico do Funchal

A necessidade surgiu da degradação do coberto vegetal em consequência da exploração dos recursos florestais como forma de subsistência, da introdução de espécies invasoras, de incêndios florestais e do pastoreio.

Localizado a 12 km do Funchal, o Parque Ecológico do Funchal encontra-se numa zona montanhosa de aproximadamente 10km2, que varia entre os 470 e os 1818 metros de altitude, estendendo-se a zona central do Parque desde o Sul até ao Norte da Ilha.
Na estrada Regional 103, na zona da Ribeira das Cales, existe o Centro de Recepção que é responsável pela dinamização das actividades do Parque. As actividades de conservação e recuperação da natureza contam com o envolvimento de escolas, empresas e da população em geral na reflorestação.
O esforço desenvolvido para reforçar a vegetação indígena centra-se na plantação de árvores, das quais se destacam o Til, o Barbusano, o Vinhático e o Loureiro, e arbustos com especial foco na Uveira da Serra e numa das espécies endémicas mais raras da Madeira, a Sorveira ou Tramazeira.
No Parque existe também um viveiro de plantas indígenas e endémicas visitável e no qual são produzidas as plantas destinadas à reflorestação.
Incluindo um vasto parque de lazer, existem diversas zonas de merenda, percursos pedestres, uma zona cartografada para a prátiuca de orientação e uma zona de descolagem de Parapente e Asa Delta.
É ainda possível encontrar o reservatório que no passado serviu para armazenar neve e granizo, o Poço da Neve, património cultural madeirense e cuja aparência lembra os iglos dos esquimós. O gelo aqui guardado tinha como destino os hotéis e hospitais, numa época em que este era um bem raro. O seu transporte para o Funchal era feito com o gelo guardado em sacos de couro, que homens levavam às costas através de uma vereda ainda existente. Esta vereda, denominada Levada da Negra, liga o Poço da Neve à Estrada Regional no sítio do Laranjal (Santo António) e tem a extensão de 8km e a duração de aproximadamente 3 horas.

Para mais informações clique AQUI


Morada: Estrada Regional 103, nº 259, 9050-554 Funchal
Contactos: (351) 291 784 700
Fax: (351) 291 783 999
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Facebook: Parque Ecológico do Funchal

Horários:
Aberto de Segunda-feira a Domingo
Encerra em caso de más condições atmosféricas
Portão Sul – das 8h30 às 19h
Portão do Pico Alto – das 8h30 às 19h

Entrada: Gratuita

Sobre Nós

O Acontece Madeira é um portal dedicado à divulgação de eventos, publicidade e comunicação na Região da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Acontece Madeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos que não nos sejam previamente comunicados.

Visite-nos

Azinhaga do Pilar 11B
9000-690 Funchal

Telefone: 291764506
Móvel: 969458999
Questões?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gostas da nossa energia?
Deixa aqui um café!