Núcleo Museológico Rota do Cal

Núcleo Museológico Rota do Cal

Localizado numa área de cerca de 12.000 m2, o Núcleo inclui duas pedreiras de calcário, um forno de cal e imóveis de apoio à produção, de que são exemplos os poios, palheiros e levadas.

A pedra da cal tinha diversas utilizações, entre elas o calcetamento de paviementos, material para as pias baptismais, pedras de moinhos, produção da cal, entre outros. A transformação da pedra em cal era feita através da cozedura da pedra, que quando em pó era utilizada como argamassa e pintura na construção civil.

A visita ao Museu difere das restantes, pois inicia-se com a caminhada que era feita diariamente pelos trabalhadores do forno da cal, para levar o calcário, a água e a lenha. Tem a duração de cerca de 30 minutos, começando na pedreira de extracção calcária e terminando no Museu.

No Museu os visitantes podem encontrar fósseis com mais de cinco milhões de anos e um vídeo que mostra o processo de produção da cal, desde a extração do calcário, à sua cozedura e utilização.


Morada:
Sítio da Achada do Furtado do Barrinho
9240-211 Lameiros - São Vicente

Telefone: (351)291 842 018 ou (351)291 842 023
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário:
Aberto de terça a sábado das 10:00h às 14:00h
Encerrado à segundas e domingos.

Entrada: Gratuita

Sobre Nós

O Acontece Madeira é um portal dedicado à divulgação de eventos, publicidade e comunicação na Região da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Acontece Madeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos que não nos sejam previamente comunicados.

Visite-nos

Azinhaga do Pilar 11B
9000-690 Funchal

Telefone: 291764506
Móvel: 969458999
Questões?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gostas da nossa energia?
Deixa aqui um café!