Museu de Arte Contemporânea (Forte de S.Tiago)
Diversas obras de arte compõe o MAC, tendo como ponto de partida as obras do Prémio Cidade do Funchal 1966 e 1967, que estiveram no Museu Quinta das Cruzes, passaram pelo Núcleo de Arte Contemporânea na Quinta Magnólia, sendo finalmente tranferidas para a Fortaleza de São Tiago em 1992, aquando da abertura do MAC. Aqui se incluem obras de Joaquim Rodrigo, José Escada, António Areal, Nuno de Siqueira, Helena Almeida e Artur Rosa, entre outros importântes artistas portugueses dos anos 60.
A partir dos anos 90, foram adquiridas novas obras de René Bertholo, Pedro Portugal, Michael Biberstein, João Vilhena, Gaëtan, Ana Vidigal, Bárbara Assis Pacheco, Susanne Themlitz, entre outros artistas.
Existe ainda uma colecção de artistas madeirenses contemporâneos, desde a década de 80 até ao presente.
São também apresentadas exposições temporárias das colecções ou projectos do MAC e exposições retrospectivas ou antológicas de diversos artistas de renome, de que são exemplo Paula Rego, Pedro Casqueiro, Gilberto Reis, Julião Sarmento, entre outros.
Nas instalações da Fortaleza de São Tiago é ainda possível encontrar uma Biblioteca/Centro de Documentação, uma loja de venda e distribuição de informação sobre as actividades do MAC e reproduções de peças das colecções do MAC e de outros museus da Região e um Restaurante com esplanada.
Morada:
Rua do Portão,
9060-250 Funchal
Telefone: (351)291 213 340
Fax: (351)291 213 348
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário:
Segunda a sábado das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30
Encerrado ao público ao domingo e feriados
Entrada: Paga