Museu da Baleia

Museu da Baleia

No MBM é contada a história da actividade baleeira na região, os métodos utilizados, exemplares de material de caça e vídeos que descrevem todo o processo de caça à baleia desde os primórdios até ao seu fim voluntário desta actividade que serviu de sustento para os homens do Caniçal.

No museu podemos encontrar moldes de baleias e golfinhos em tamanho real com o objectivo de dar a conhecer estes fantásticos habitantes dos nossos mares de uma forma divertida e interactiva, que inclui a utilização de filmes em 3D. Existe ainda um simulador que leva o visitante ao fundo do mar, ao encontro destes fantásticos animais.

Para além do museu, são oferecidos outros serviços de que são exemplo uma Biblioteca Pública, cafetaria com esplanada com vista para o mar, a Loja do Museu, serviços educativos que desenvolvem actividades com as escolas e exposições temporárias.

O MBM está também envolvido em projectos de investigação científica dos cetáceos que são avistados nos mares da Ilha da Madeira e na recolha, preservação e estudo do património e documentação histórica sobre a caça à baleia na Madeira.

Os cetáceos são animais marinhos pertencentes à classe dos mamíferos, que constituem um grupo diversificado composto por baleias, golfinhos e botos.

A nível mundial, são consideradas cerca de 78 espécies de cetáceos divididas em duas sub-ordens: Mysticeti (cetáceos com barbas) e Odontoceti (cetáceos com dentes).

No arquipélago da Madeira foram identificadas até hoje 24 espécies, sendo que sete pertencem à sub-ordem Mysticeti (cetáceos com barbas) e dezassete à sub-ordem Odontoceti (cetáceos com dentes).

As grandes baleias, pertencentes à sub-ordem Mysticeti, utilizam os mares da Madeira de passagem ou sazonalmente, permanecendo por períodos de vários meses. Têm sido observadas baleias comuns, baleias tropicais e baleias sardinheiras em alimentação, sendo confirmada a existência de crias de baleia comum e tropical.

A sub-ordem Odontoceti (cetáceos com dentes) engloba as várias espécies de golfinhos, de baleotes e o cachalote. Estas espécies utilizam as águas da Madeira com o objectivo de se alimentarem e reproduzirem, sendo que algumas espécies têm uma permanência sazonal, de que é exemplo o golfinho comum, e outras anual, como o golfinho roaz.

Com o desenvolvimento da área de observação e estudo dos cetáceos avistados nas águas da Ilha da Madeira, é possível que venham a ser avistadas e identificadas espécies até agora não consideradas.

Para mais informações clique AQUI


Morada:
Rua Garcia Moniz, nº1
9200-031 Caniçal
Madeira, Portugal

Telefone: (351)291 961 858/9
Fax: (351)291 961 861
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário:
Terça a Domingo, das 10:30H às 18:00H
Última entrada recomendada: 16:30H

Anualmente o museu encontra-se encerrado nos seguintes dias: 01 de janeiro; Domingo de Páscoa; 24, 25 e 26 de dezembro.

Entrada: Paga

Sobre Nós

O Acontece Madeira é um portal dedicado à divulgação de eventos, publicidade e comunicação na Região da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Acontece Madeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos que não nos sejam previamente comunicados.

Visite-nos

Azinhaga do Pilar 11B
9000-690 Funchal

Telefone: 291764506
Móvel: 969458999
Questões?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gostas da nossa energia?
Deixa aqui um café!