Grutas de S.Vicente e Centro de Vulcanismo

Grutas de S.Vicente e Centro de Vulcanismo

Localizadas no concelho de São Vicente e abertas ao público desde 1996, as Grutas e o centro de Vulcanismo pretendem dar a conhecer aos seus visitantes as origens vulcânicas da Ilha da Madeira e Porto Santo.

Todas as visitas são guiadas, têm a duração de cerca de 30 minutos e transportam o visitante ao Centro da Terra.

A grutas formaram-se há cerca de 890 mil anos a partir de uma erupção vulcânica que teve início no Paul da Serra, descendo uma parte da lava pelo exterior até ao mar, seguindo a restante pelo interior da Ilha, formando diversos tubos de lava que compõe as Grutas. São ainda observáveis estalactites vulcânicas, os "pingos de lava" que são escorrências de lava, o "bolo de lava" que consiste na acumulação da mesma e o "bloco errante" que é uma rocha que foi transportada pela lava mas que ficou presa no interior de um dos tubos lávicos devido à sua grande dimensão.

Com um percurso de cerca de 1000 metros de comprimento, uma altura máxima entre 5 e 6 metros, o visitante pode apreciar cerca de oito túneis vulcânicos e pequenos lagos de águas transparentes. A água das nascentes é potável e está a uma temperatura entre os 12 e 13ºC, sendo que a temperatura ambiente mantem-se entre os 16 e 17ºC.

O Centro de Vulcanismo pretende dar a conhecer a evolução geológica das grutas e toda a informação disponível relativa aos vulcões e sua actividade.

Constituído por três salas, na primeira sala do Centro de Vulcanismo podemos observar a informação relativa aos tipos de erupções vulcânicas identificadas, um simulador da actividade de um vulcão, os mitos e crenças do poder de criação mas também de destruição de um vulcão e a actividade vulcânica nas diferentes partes do mundo, das quais se destacam o Vulcão que destruiu a população de Pompeia, em Nápoles e o Vulcão dos Capelinhos na Ilha do Faial.

Na segunda sala os visitantes podem assistir a um vídeo que explica o nascimento das Ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens.

Na última sala é projectado um filme em 3D que contempla o Big Bang, a formação do Universo e da Terra, os Oceanos, entre outros temas relacionados.

A visita termina no jardim de plantas Endémicas.


Morada:
Sitio do pé do Passo
9240-039 São Vicente
Telefone: (351)291 842 404
Fax: (351)291 842 684

Horário:
Aberto todos os dias do ano, encerrando apenas no dia 25 de Dezembro. 10:00h às 19:00h

Entrada: Gratuita

Sobre Nós

O Acontece Madeira é um portal dedicado à divulgação de eventos, publicidade e comunicação na Região da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Acontece Madeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos que não nos sejam previamente comunicados.

Visite-nos

Azinhaga do Pilar 11B
9000-690 Funchal

Telefone: 291764506
Móvel: 969458999
Questões?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gostas da nossa energia?
Deixa aqui um café!