Madeira

A ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira, situado no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa, anexado à União Europeia. Constitui, conjuntamente com Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, o arquipélago da Madeira e a Região Autónoma da Madeira, que tem como capital a cidade do Funchal. A Ilha da Madeira possui origem vulcânica, contem extensa flora exótica e o seu clima é subtropical.
A ilha da Madeira é uma das maiores da Macaronésia. A cidade do Funchal, principal centro urbano e porto da ilha, situa-se na costa sul e dista cerca de 685 km da costa africana (Cabo do Sem, Marrocos), 973 km de Lisboa, 520 km da Gran Canaria, e 891 km da ilha de Santa Maria.

FESTAS

Carnaval

Carnaval da Madeira é um conjunto de festividades de Carnaval que ocorrem na sexta que antecede o Entrudo e vão até terça-feira de Carnaval, um pouco por todas as freguesias da região.

As Festas de Carnaval da Madeira procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Na Madeira é tradição haver dois grandes cortejos de Carnaval: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, ambos realizados no Funchal.

Cortejo Alegórico
O Cortejo Alegórico realiza-se sempre no sábado que antecede a terça-feira de Carnaval, nele participam vários grupos, com milhares de figurantes, que desfilam pelas principais ruas do Funchal.
Trapalhão
Na terça-feira de Carnaval dá-se o Cortejo Trapalhão Madeirense, cortejo esse em que os populares se juntam em pequenos grupos e, por norma, contestam algumas decisões políticas, disfarçam-se de figuras públicas, relembram algumas tradições, etc.

Festa da Flor

A origem da Festa da Flor remonta ao ano de 1954, quando se realizou no Ateneu Comercial do Funchal a Festa da Rosa. Nesta festa foram expostas flores e culminou com um prémio às melhores. O sucesso alcançado levou a que este evento se repetisse anualmente, sob a denominação de Festa da Flor. A partir de 1979, a organização deste evento passou a ser da responsabilidade da Direção Regional do Turismo.
O evento decorre ao longo de quatro dias, com cortejos, exposições de flores tropicais, tapetes florais e música. A parte mais conhecida é o Cortejo da Festa da Flor, que começa com o cortejo infantil, no sábado, e culmina com o cortejo principal, no domingo, onde centenas de dançarinos disfarçados de flores passam nos seus carros alegóricos decorados com flores pelas ruas do Funchal.

Festa do Vinho

Evento que presta homenagem ao magnífico néctar, procurando relembrar as tradições e hábitos seculares da produção vinícola na Região.
A placa central da Avenida Arriaga enche-se de animação e de inúmeras decorações alusivas à temática do vinho, desde pipas, barris, cestos de vindima, a quadros vivos e figurantes vestidos a preceito para a ocasião. São recriado os costumes antigos da arte vinícola, como a pisa da uva, entre outros elementos que nos fazem apreciar o imaginário aliado à produção vinícola.
Nas barraquinhas decoradas a rigor, pode provar alguns produtos típicos da região. A música também não falta, bandas e folclore animam a cidade com as suas atuações.

Natal e Fim do Ano

Durante o mês de Dezembro, as ruas do Funchal vestem-se a rigor para esta altura mágica do ano com milhares de lâmpadas em variadas cores. Durante este período as estradas fora do Funchal enfeitam-se para o Natal, com cadeias de pequenas lâmpadas que são presas nos candeeiros das estradas, formando algo semelhante a um mapa de estradas iluminado.
Na noite do dia 23 de Dezembro existe a conhecida ‘Noite do Mercado’ e todos os caminhos vão dar ao Mercado dos Lavradores, no Funchal, onde as pessoas fazem as últimas compras de Natal no que diz respeito a frutas e a flores, e convivem.
Estas festividades culminam no dia 31 de Dezembro, com o espectacular fogo de artifício, que colocou a Madeira no Guinness, visto que entrou para o livro dos recordes como o maior espectáculo do mundo! É realmente um momento inesquecível, visto do mar ou visto em terra, e a maneira mais incrível de deixar para trás o ano velho e abraçar o ano novo com muita cor, alegria e esperança!

Noite do Mercado

No dia 23 de Dezembro é a chamada Noite do Mercado, no centro do Funchal, noite em que as pessoas se juntam naquele espaço para cantar músicas de Natal, conviver e fazer as últimas compras (legumes, frutas e verduras) antes do dia de Natal. Entre os dias 16 e 24 de Dezembro decorrem as Missas do Parto um pouco por toda a Região. Estas missas anunciam o nascimento de Jesus e, no final das mesmas, as pessoas concentram-se nos adros e convivem, entoando cânticos católicos e oferecendo entre si iguarias da época.

Lendas e Tradições

A Ilha da Madeira está cheia de lendas e tradições, descubra aqui algumas.

Lendas

Ler mais

Tradições

Ler mais

Sobre Nós

O Acontece Madeira é um portal dedicado à divulgação de eventos, publicidade e comunicação na Região da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Acontece Madeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos que não nos sejam previamente comunicados.

Visite-nos

Azinhaga do Pilar 11B
9000-690 Funchal

Telefone: 291764506
Móvel: 969458999
Questões?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gostas da nossa energia?
Deixa aqui um café!