Hush-Hush

Artefactos em Cana Vieira

Estas exposições inserem-se num projeto de itinerância que o Museu Etnográfico da Madeira desenvolve há vários anos e enquadram-se no âmbito do Projeto de divulgação “O Museu Vai à Rua”. 
O museu prepara, anualmente, várias exposições, com um formato que permite a sua itinerância, sobre as temáticas do nosso Património Cultural Material e Imaterial, apresentando-as ao público em diferentes instituições, procurando descentralizar a divulgação, fazendo-a chegar a diferentes concelhos e procurando conquistar todo o tipo de público, democratizando a cultura.

Esta exposição traz a público a coleção de gaiolas e armadilhas, em cana vieira, que fazem parte do acervo. Pretende-se divulgar o “saber-fazer” associado a esta atividade tradicional, testemunhos preciosos do nosso património imaterial, recolhidos em trabalho de campo, para inventariação e contextualização das peças do acervo. Em última instância pretende-se valorizar e divulgar estas atividades artesanais tradicionais, que tanto nos identificam, mas que correm o risco de extinção, apelando à sua preservação.
Porque se comemoram os 504 anos da freguesia do Campanário, quisemos com esta itinerância, homenagear Manuel Ferreira Júnior, um artífice natural do concelho das Ribeira Brava, já falecido, que nos anos 90 do século passado nos transmitiu o seu “saber-fazer” e Avelino de Abreu Nunes, artesão que atualmente exerce o ofício no Sítio da Pedra Mole, freguesia do Campanário, concelho da Ribeira Brava, na oficina do qual, os técnicos do museu efetuaram um levantamento de campo exaustivo, de toda a cadeia operatória, da confeção destes artefactos. Atualmente, apenas este artesão confeciona e comercializa estas peças, que são procuradas essencialmente para fins decorativos.

A produção dos artefactos apresentados nesta exposição possui, no entanto, uma longa tradição na nossa Região. Antigamente, depois de confecionadas pelos artífices, as gaiolas eram transportadas com pássaros até às feiras e mercados onde eram comercializadas. Com a evolução tecnológica perderam grande parte do seu valor utilitário, o que quase levou à extinção desta atividade artesanal. 
A coleção de gaiolas e alçapões mais antigos pertencente ao acervo do Museu Etnográfico da Madeira, que se encontra em reserva, é da autoria de diferentes artesãos, e foram recolhidas em trabalho de campo e incorporadas no acervo do museu, ao longo dos últimos vinte anos.

A cana vieira, cana de roca ou cana-do-reino (Arund Donax), planta disseminada por todo o arquipélago, desenvolve-se tanto nos terrenos à beira mar, como na montanha. É facilmente reconhecível pelos tufos que formam os seus caules, longos e eretos, de uma cor verde clara, inconfundível. O ciclo de crescimento do colmo é de um ano. Atinge a sua maior altura em Dezembro, nos terrenos alagados, mas ali é menos resistente. Em áreas de sequeiro desenvolve-se menos, mas é mais forte. A época de corte é antes da Primavera, operação designada popularmente por “ensocar” as canas. 
Esta matéria-prima era utilizada antigamente na produção de inúmeros artefactos, nomeadamente cestaria, brinquedos, instrumentos musicais e outros utensílios utilitários, como é o caso destas tradicionais gaiolas e armadilhas para pássaros (alçapões ou gangorras) patentes nesta exposição.

FICHA TÉCNICA:
Coordenação: Lídia Góes Ferreira
Texto: Fernando Líbano, Lídia Góes Ferreira
Tradução: Cátia Santos
Fotografia: Florêncio Pereira
Design e Impressão: Márcio Ribeiro
Montagem: Fernando Líbano, Florêncio Pereira

Fonte:

https://www.facebook.com/museuetnografico.damadeira/photos/a.1570517353203540/2294584264130175/?type=3&theater

Detalhes do evento

15 maio 2019 19:00 – 16 Jun. 2019 22:00
Localização: Ribeira Brava, Junta de Freguesia do Campanário
Lista de Eventos

Sobre Nós

O Acontece Madeira é um portal dedicado à divulgação de eventos, publicidade e comunicação na Região da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Acontece Madeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos que não nos sejam previamente comunicados.

Visite-nos

Azinhaga do Pilar 11B
9000-690 Funchal

Telefone: 291764506
Móvel: 969458999
Questões?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gostas da nossa energia?
Deixa aqui um café!