Hush-Hush

Presépios Tradicionais - Artefactos D'Afesta

A armação do presépio ou lapinha, na época natalícia, constitui um ritual carregado de simbolismo. Revelando emoções, que se renovam anualmente, retrata a alma de um povo crente, que teima em preservar as suas tradições. Na Madeira designa-se o presépio de lapinha, porque vulgarmente designa a lapa de Belém onde é figurado o nascimento do Menino Jesus.
Procurando perpetuar um ritual simbólico, com tradição secular no nosso arquipélago, a exposição que o Museu Etnográfico da Madeira apresenta ao público, nesta festividade cíclica, a que o povo madeirense designa de “Festa”, tem como objetivo a divulgação do trabalho de diferentes artesãos madeirenses que, tradicionalmente, criam figuras e outros artefactos, nomeadamente os pastorinhos, ao arquinhos do Menino Jesus ou as casinhas de papel, que compõem os nossos presépios tradicionais de Rochinha ou de Escadinha e preparam os materiais para a sua montagem, recorrendo às mais variadas matérias-primas e recursos naturais (a pintura do papel pardo, a plantação das searinhas, os arcos de alegra-campo, etc.).
É abordado todo o processo de criação destes presépios tradicionais e são apresentados ao público os dois presépios tradicionais de “escadinha” e de “rochinha”.
O público é convidado a conhecer o “engenho e a arte” do nosso povo na conceção destes presépios tradicionais, representações efémeras, que fazem parte do nosso património e nos identificam culturalmente.
Presépios Tradicionais - Artefactos D'Afesta
Presépios madeirenses – Breve Historial
A configuração dos presépios madeirenses sofreu alterações ao longo dos tempos. Antigamente, o Menino Jesus era entronizado em escadinhas ou pirâmides aos degraus, ou mesmo colocado sobre uma mesa, costume ainda presente em algumas unidades domésticas, especialmente nas zonas rurais.
Mais tarde generalizou-se o uso da chamada rochinha, na qual se utilizam os recursos naturais disponíveis, nomeadamente, rocha, socas de cana ou vimieiro, cortiça, ou papel pintado. Nas casas mais abastadas existiam os presépios de caixa, miniaturas integradas em caixas, com parte frontal em vidro, ou abrindo em porta.
Hoje, vários artesãos dedicam-se à confeção de estruturas e figuras de presépios, utilizando diferentes matérias-primas: o barro, a cera, a madeira, o papel, a palha de milho, de trigo ou de bananeira.
 
 

Detalhes do evento

18 Dez. 2018 00:00 – 15 Jan. 2019 00:00
Localização: Museu Etnográfico da Madeira
Lista de Eventos

Sobre Nós

O Acontece Madeira é um portal dedicado à divulgação de eventos, publicidade e comunicação na Região da Ilha da Madeira e Porto Santo.

O Acontece Madeira não se responsabiliza por alterações à programação dos eventos que não nos sejam previamente comunicados.

Visite-nos

Azinhaga do Pilar 11B
9000-690 Funchal

Telefone: 291764506
Móvel: 969458999
Questões?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Gostas da nossa energia?
Deixa aqui um café!